quarta-feira, 17 de julho de 2013

XV ABERTO INTERNACIONAL SANT MARTÍ – BARCELONA

Começou no dia 13 de Julho de 2013, no centro cívico de Sant Martí, de Barcelona, a XV edição do Aberto Internacional de Xadrez de Sant Martí. Este torneio pertence ao X Circuito Catalão de Torneios de Verão, organizado pela Federação Catalã de Xadrez. 

No Torneio principal (Grupo A), inscreveram-se 124 atletas, de 26 países, com mais de 70 titulados, dos quais 12 são Grandes Mestres e 24 Mestres Internacionais. 

Luis Silva,  de 18 anos, atleta do NXVSC – Didáxis, é o único português a participar neste evento. A simpatia e amizade que nutrimos por este jovem da nossa Associação Territorial leva-nos a acompanhar, com alguma curiosidade, o seu desempenho neste fortíssimo evento.

As surpresas começaram logo na 1ª jornada onde o GM Cubano Isán Ortiz Suárez, número um do torneio com um elo internacional de 2612, recebeu mate da MI feminina Cristina Salazar Aura.

Poderemos dizer que o Luís Silva entrou bem ao vencer nas duas primeiras rondas o que lhe assegurou, logo à partida, o confronto directo com algumas das ‘feras’ em competição, o que para ele é muito bom.

Após um primeiro jogo acessível contra um adversário ao seu alcance enfrentou na 2ª ronda um Mestre FIDE Indiano, que curiosamente tem a mesma idade mas com mais 200 pts Elo, numa partida que reproduzimos mais abaixo.

Os emparceiramentos e resultados poderão ser seguidos aqui

As partidas decorrem às 16:30 hs (hora de Espanha) e estão carregadas na base de dados do chess-results podendo ser visualizadas aqui

 


luissilva3



XV Aberto Intern Sant Martí - Barcelona
Luis Silva contra (1. e4) responde normalmente com uma Siciliana Najdorf. O seu forte adversário para o surpreender jogou a variante “Moscow” uma Anti-Siciliana.

O Luís não se deixou impressionar e reagiu bem igualando facilmente introduzindo uns táticos muito engraçados para concretizar umas ideias estratégicas. O Mestre FIDE Indiano, foi às ‘cordas’ ficando com apuros de tempo porque teve de procurar soluções adequadas e quando parecia tudo empatado o Luís propôs empate que Anurag rejeitou e, de seguida, fez asneira que o jovem português soube aproveitar.

 

1 comentário:

Anónimo disse...

Grande Luís.

É assim mesmo: não te deixes intimidar e vai-te a eles.

Muitas felicidades para o torneio.