sábado, 13 de julho de 2013

SÉRGIO ROCHA VENCEU O XIII PROFIGAIA OPEN DE XADREZ - VI TORNEIO CIDADE DE GAIA

Decorreu nas instalações da Escola Profissional de Gaia, entre os dias 6 a 12 de Julho de 2013, o Torneio Internacional de Xadrez da Cidade de Gaia que viria a ser ganho pelo Mestre Internacional português Sérgio Rocha, do Barreiro. Os MI’s António Fróis, da Academia de Xadrez de Gaia,  e Pablo Garcia, da Galiza, completaram o pódio em igualdade pontual com o campeão. Senlle Caride Miguel e o MN Paulo Pinho, do GDR Amigos de Urgezes, ambos com 7 pts, também terminaram em igualdade pontual com o vencedor do Torneio.
Houve grande expectativa para se apurar o vencedor pois no final estavam 5 jogadores empatados no 1º posto com 7 pontos tendo sido necessário aguardar até ao desfecho da última partida para se aplicarem os critérios de desempate que favoreceram o Mestre do Barreiro que acabaria por ganhar com mérito pois liderou sempre esta forte competição. 

Acresce ainda dizer que logo a seguir, entre o 6º e o 10º posto da classificação final, se posicionaram mais 5 jogadores com apenas menos1/2 ponto em relação ao grupo vencedor.
Merecem destaque Pedro Rego, do clube TAP, e Simão Pintor, do GX Dias Ferreira e o conhecido Luís Silva, do NXVS Cosme – Didáxis que ficaram no mesmo patamar do MI espanhol Rafael Rodriguez Lopez.
Simão está um jogador com classe! Deu um salto qualitativo e irradia simpatia. Um jovem que revela muita confiança.

A classificação geral do torneio pode ser consultada aqui
 

MI Sérgio Rocha com o troféu conquistado ladeado pela Dra. Ana Isabel da AXG e pelo actual Presidente da AX Porto Nuno Pinto

podio1
O Mestre Sérgio arrancou forte e liderou até ao final da prova. No entanto, nas 3 últimas rondas teve de ceder 3 empates tal a réplica que lhe foi dada pelos seus directos perseguidores, um deles o nosso MN Paulo Pinho com quem jogou na última ronda.

MI António Fróis, o professor, de Lisboa, mas que jogou em casa pois actualmente representa a Academia de Xadrez de Gaia. 

image
A. Fróis terminou invicto mas cedeu 4 empates. Foi ele que infligiu a única derrota ao nosso Mestre Paulo Pinho.

MI Pablo Garcia da Universidade de Vigo com a Taça e o livro a que teve direito.

pablogarcia
O MI espanhol apresentou-se forte neste torneio pois tinha acabado de jogar o fortissimo torneio Internacional Carlos I – Silgar – Sanxenxo onde teve uma belíssima participação.

COMO VIMOS A PRESTAÇÃO DOS JOGADORES DO NOSSO CLUBE

MN Paulo Pinho do GDR Amigos de Urgezes

paulopinho-gaia2013

Com este volumoso livro Pinho saberá encontrar a melhor forma para superar eventuais insónias que o calor estival lhe possa provocar

Paulo Pinho fez um excelente torneio tendo averbado apenas uma derrota em 9 rondas. Foi precisamente na 4ª jornada contra o Mestre Internacional António Fróis. Na última ronda estava a jogar na mesa 1 lutando pelo título que lhe fugiu apenas por questões de critérios de desempate. Viu o seu Elo pessoal ser reforçado em 15 pts passando agora a ter um Elo Internacional de 2259. Parabéns Mestre!!

image

José Manuel Macedo Monteiro do GDR Amigos de Urgezes


 
zemanel-gaia2013

José Monteiro é outro dos jogadores que representa o GDR Amigos de Urgezes. Fez também um bom torneio registando 6 vitórias e apenas 3 derrotas uma das quais precisamente contra o colega de clube Paulo Pinho onde, nessa partida, esteve bem perto da vitória. Parabéns Zé Manel!!

image

Bruno Ribeiro do GDR Amigos de Urgezes com o seu envelope ($).

bruno2

Mais um prémio monetário para o Bruno reforçar a sua conta poupança.

O jovem Bruno Ribeiro, do GDR Amigos de Urgezes teve 5 vitórias e 4 derrotas o que significa uma prestação positiva com uma performance superior ao seu Elo pessoal. O Bruno é um jovem que está a crescer como jogador e como pessoa. Esperamos muito dele noo futuro. Parabéns Bruno!!

image

1 comentário:

Anónimo disse...

Muitos parabéns a todos.

Um abraço.