quinta-feira, 27 de junho de 2013

Quando não encontro a beleza no tabuleiro, procuro descobrir a beleza oculta da Galiza!!

Finalmente parece que veio definitivamente o Verão. A hotelaria Galega vinha registando uma taxa de ocupação frouxa não apenas devido à crise económica mas também devido à instabilidade meteorológica. Com a melhoria do tempo, nos últimos dias, o turismo reanimou pois as pessoas tinham deixado as reservas para a última hora.

Galiza é uma surpresa permanente, pois tem um património arquitectónico oculto que o viajante terá de descobrir pois reflete a história, a tradição e costumes milenários. 

Na Galiza há sempre algo de novo para ver, algo para descobrir: Uma paisagem, uma lagoa, um bosque… um monumento oculto nos vinhedos, as suas encostas verdes, o som da sua gaita de foles, a Catedral de Santiago, a Torre de Hércules, as Muralhas de Lugo,  

Em Sanxenxo onde nos encontramos a disputar o torneio existe a conhecida praia de ‘Silgar’ mesmo junto ao hotel onde decorrem os jogos. Pegamos no carro e decidimos dar uma volta e rapidamente encontramos outras praias muito agradáveis como “Passariñas”, “Montalvo”, “Combarro”, etc.

Recomendo vivamente uma visita a Combarro. Olhe que vale a pena! Pelas vistas, pela praia, pelos espigueiros, pelas lojas de artesanato, pelos restaurantes, pelas tabernas e bodegas. Não se arrependerá. 
Aqui os espigueiros, (designados por horreos em Espanha mas aqui chamados palleiras) estão literalmente metidos nas águas da ria de Pontevedra.
De profundas raízes piscatórias, é um enclave de grande originalidade pela perfeita adaptação ao meio natural em que se
situa e a forma tradicional de viver dos seus habitantes numa original simbiose entre o mundo rural e o marítimo. Em
Combarro convivem casas antigas com mais de uma trintena de espigueiros e cruzeiros devido às crença galega na proteção que lhes outorgavam estes elementos arquitectónicos.

Outra sugestão que vos deixo é fazerem uma visita a “Porto Novo” e aproveitarem para passarem pelo restaurante “Manolito” (o único local onde como Raia com um molho avermelhado e apimentado. Muito bom!).

Se gostar de marisco facilmente encontrará em qualquer lugar das Rias baixas. Recomendo “O Grove” ou “Baiona” junto às marinas onde poderá desfrutar de uma excelente parrilhada de peixe ou de uma agradável mariscada degustando um bom vinho. 

QUEM SUGERE VOSSO AMIGO É!

Vista panorâmica da praia de “Silgar” à noite

sanxexnxo à noite

“À tua saúde companheiro!”

brandao-2

“Ena! Que grandes bigodes!”

mariscada2

‘Arroz de bogavante’

arrozdebogavante

Combarro

Combarro1

Espigueiro

combarro5

Em Combarro encontrará bonitos e variados espigueiros

Um dos muitos restaurantes

Combarro2

Tabernas típicas

combarro6

Simplicidade e beleza!

combarro7

lojas de artesanato

combarro9

Sem comentários: