quarta-feira, 19 de junho de 2013

“OS GÉNIOS FAZEM-SE NÃO NASCEM” - TESE DE LÁSZLÓ PÓLGAR



A Experiência Pólgar

Judit e Zsuzsa (a irmã mais velha) são Grandes Mestres de Xadrez. Sofia é Mestre Internacional.



Judit Polgár é a mais nova de 3 irmãs húngaras de ascendência Judia. No ‘cartoon’ é a mais pequenita. Está de pé sobre um banco a executar o lance no tabuleiro.

Actualmente Judit é Grande Mestre de Xadrez e completa 37 anos no próximo dia 23 de Julho.

O pai, László Polgár, de aspecto forte e severo, também aparece nesta imagem.

László estabeleceu um programa educacional próprio na tentativa de provar que as crianças podem alcançar objectivos excepcionais se forem treinadas num assunto específico desde tenra idade.

“Os Génios fazem-se, não nascem” Esta era a tese de László.

Ele e a sua esposa Klára educaram as suas três filhas em casa, tendo como especialidade o Xadrez. László também lhes ensinou o Esperanto (a língua internacional) .

Foram muito criticados por terem privado as miúdas de terem uma juventude normal embora as crianças fossem felizes e bem parecidas.

Tradicionalmente, o xadrez tem sido uma actividade dominada pelos homens e as mulheres são frequentemente vistas como jogadoras mais fracas e por isso avançou a ideia de se criar uma Campeã do Mundo Feminina.

Contudo, desde o início, László foi contra a ideia de que as suas filhas participassem em eventos exclusivamente femininos.

“As mulheres são capazes de alcançar resultados similares, na área das actividades intelectuais, ao dos homens.” escreveu ele rejeitando qualquer espécie de discriminação a este respeito.

Sem comentários: