sexta-feira, 28 de junho de 2013

Alexey Strikovic isolou-se na 5ª ronda e mantém a liderança no Torneio Aberto Internacional Carlos I – Silgar - Sanxenxo

Foram necessárias 5 rondas para se encontrar um líder isolado neste forte Torneio de Sanxenxo.
O sérvio Alexey Strikovic venceu o GM David Lariño, após uma luta intensa, assumindo-se como líder isolado do campeonato. Depois, na 6ª ronda, enfrentou o seu compatriota o GM Dragan Paunovic empatando mas conservando a liderança pois o seu adversário directo, o MI Pablo Garcia, também não foi além de um empate.

Jacob Aaargard, nº 1 no “Starting Rank” ainda não perdeu mas concedeu 3 empates seguidos o que o afastou dos primeiros lugares.
Strikovic tem agora 5,5 pts e é perseguido por um ’pelotão’ de sete jogadores, todos com 5 pontos.

Os jovens (nos quais me incluo) perderam fólego, como costuma acontecer à medida que o torneio se aproxima das rondas finais.
O pequeno José Veiga quebrou, tal como toda a delegação portuguesa, nestas duas jornadas.

A arbitragem do torneio teve de enfrentar um caso polémico na partida disputada entre o espanhol Miguel Rodríguez e o sul-africano Deon Solomon. O caso é que neste torneio vigora a chamada “Regra de Sofia” em que não se pode terminar uma partida com um empate antes da jogada trinta. Pois bem, os jogadores fizeram um empate por mútuo acordo ao lance 22 , sem pedirem autorização ao árbitro, desligaram o relógio que marcava o tempo e dispunham-se a irem embora. Felizmente o árbitro apercebeu-se da situação e obrigou-os a continuarem o jogo sem saber muito bem qual o tempo que correspondia a cada um. O sul-africano protestou (alegava que não entendia as regras por não estarem redigidas em inglês). Apesar de tudo, o árbitro resolveu o diferendo e o jogo prosseguiu acabando Deon Solomon por vencer a partida que já a tinha dado por empatada.   

GM Alexey Strikovic

Aleksa Strikovic-sansenxo2013

É o líder isolado e perfila-se como o principal favorito à vitória final.

GM Jacob Aagaard Vs GM Dragan Paunovic

Aaagaard, Jacob Vs Paunovic, dragan
Aagaard (à esq) cedeu 3 empates seguidos afastando-se da luta pelos primeiros lugares. Paunovic (à direita) muito concentrado, com menos 1/2 pt do que Strikovic  ainda tem possibilidades de vencer o Torneio.

IM Pablo Garcia Vs GM Jacob Aagaard

Ronda4-Pablo castro vs Aagaard
O Ml Pablo Garcia (à esq)tem feito um campeonato de bom nível sendo 3º na classificação geral ex-aequo com o 2º que é o GM Paunovic.

Sem comentários: