terça-feira, 21 de maio de 2013

A ACADEMIA DE XADREZ DE GAIA VENCEU A XXXV EDIÇÃO DA TAÇA DE PORTUGAL

Numa organização conjunta da FPX – Federação Portuguesa de Xadrez, Câmara Municipal de Famalicão e do Núcleo de Xadrez do Vale S. Cosme – Didáxis, realizou-se no passado fim de semana, 18 e 19 de Maio, a “Final Four da Taça de Portugal”.

No sábado jogaram-se as Meias Finais e no domingo a tão desejada Final entre as equipas do Clube TAP e da Academia de Xadrez de Gaia em que esta viria a vencer por 3 – 1 conquistando pela quarta vez, no seu historial, a Taça de Portugal.

Relativamente às meias finais merece destaque a categórica vitória da A.X.Gaia que bateu por expressivo 4 – 0  a jovem equipa dos Galitos, de Aveiro. Na outra 1/2 Final o Clube TAP e o NXVSC – Didáxis protagonizaram uma tarde de fortes emoções ao terminarem empatadas. Contudo, o critério de desempate foi favorável à equipa de Lisboa por ter vencido em tabuleiro superior.

As partidas tiveram transmissão directa, por via electrónica , e podem ser consultadas acedendo à página oficial do torneio em:

http://www.fpx.pt/web/20122013/taca-portugal/taca-portugal sendo também possível descarregar as mesmas em formato <pgn>

Os emparceiramentos e resultados por tabuleiros podem ser consultados acedendo à base de dados do “Chess-Results”:

http://www.chess-results.com/tnr88616.aspx?lan=10

          Academia de Xadrez de Gaia, vencedora da 35ª edição da Taça de Portugal

taça-2
Os 4 Mestres Internacionais: Manuel Peña Gomez (2º tab.), MI Ruben Pereira (1º tab.), MI Roberto Paramos (4º tab.) e MI António Fróis (3 tab. e capitão de equipa)


Clube TAP, de Lisboa foi a equipa finalista vencida


r39

MF Vasco Diogo impôs um empate ao MI Ruben Pereira no 1º tabuleiro e o  MN Pedro Rego, no 2º tabuleiro, empatou com MI Manuel Peña Gomez. Bruno Andrade viria a cair perante o MI António Fróis e Pedro Martins perante o MI espanhol Roberto Páramos


Núcleo de Xadrez Vale S. Cosme Didáxis, de Famalicão, empatou nas meias finais com o clube TAP mas viria a ser eliminado por ter perdido em tabuleiro superior.

NXVSC Didáxis
Pedro Ferreira, Rui Gomes, Mário Oliveira, Bruno Gomes e Luis silva. Na foto faltam Inês Machado Oliveira e António Silva que foram respectivamente o 3º e 4º tabuleiros nas meias finais.


Clube dos Galitos de Aveiro com Gustavo Pires, Henrique Aguiar, João Andias e João Valente

Gustavo Pires, Henrique Aguiar, João Andias, (Clube Galitos)

Esta mui jovem equipa de Aveiro marcou presença pela 2ª vez consecutiva numa Final Four da Taça

UMA ORGANIZAÇÃO COM NÍVEIS DE EXCELÊNCIA

Famalicão foi pois a Capital Nacional do Xadrez e os jogos decorreram nas magníficas instalações da  Casa do Território, no Parque da Devesa, um parque urbano com equipamento ambiental multifacetado e que integra um conjunto importante de infra-estruturas culturais.

Pode dizer-se, com propriedade, que as condições proporcionadas pela organização estavam ao nível da excelência em termos de condições ambientais e de jogo. Na noite do dia 18 foi oferecido pela organização aos jogadores das equipas apuradas e do Clube organizador, bem como à equipa de arbitragem,  um jantar convívio no restaurante “Requinte” localizado dentro do mesmo parque com um serviço de alta qualidade.

O ambiente foi muito agradável e saliento a saudável convivência entre todos os participantes neste evento o que comprova que no xadrez existe muito mais do que apenas o aspecto competitivo.

Vasco Diogo e Pedro Rego, alimentando o corpo e a alma, preparando-se para o dia seguinte. 

Vasco Diogo e Pedro Rego (Clube TAP)

O Convívio, em bom ambiente, durante o jantar no restaurante “Requinte”

Final Four Taça Portugal jantar dia 18.05.2013


Em 1º plano: Roberto Páramos e Ruben Pereira


jantar dia 18.05.2013

ACTIVIDADES PARALELAS VISANDO A PROMOÇÃO DA MODALIDADE

O Clube anfitrião aproveitou a manhã do dia 19 de Maio para organizar o denominado “1º Torneio de Rápidas no Vale do Xadrez” em ritmo rápido com o espírito de promover a modalidade junto das camadas mais jovens da região. Participaram 30 jogadores  saindo vencedor o MN Pedro Rego do Clube TAP.  
A organização ofereceu Taças aos 3 primeiros classificados absolutos e bonitos medalhões aos vencedores de cada escalão.
O Presidente da Direção Administrativa da Cooperativa de Ensino da Didáxis, José Fernandes, fez questão de oferecer um almoço  servido pelos alunos da própria Escola do 2º ano do Curso de Educação e Formação de Serviço de Mesa. Foi um fim de semana em cheio!

O Mestre FIDE Vasco Diogo entregou a Taça de vencedor do 1º Torneio Vale do Xadrez ao seu colega Pedro Rego (MN. Simão Pintor classificou-se em 2º lugar.


r29

Os Mestres Internacionais, na cerimónia de encerramento, incentivaram e acarinharam os jovens atletas. Uma fotografia para a história do Clube organizador.

r30

A Benjamim do Torneio

Beatriz Oliveira, filha do prof. Mário Oliveira, de apenas 4 anos, foi uma das medalhadas no seu escalão etário. Eu atribuía-lhe também o prémio “Miss Simpatia” pois foi a pessoa mais divertida do Torneio. 

r2



Os alunos do 2º ano do Curso de Educação e Formação de Serviço de Mesa decoraram o salão e serviram o almoço aos convidados.

alunos da Didáxis 
r32

Sem comentários: