sábado, 27 de abril de 2013

C.A.R. – CÍRCULO DE ARTE E RECREIO REACTIVOU A SUA SECÇÃO DE XADREZ

O Círculo de Arte e Recreio é uma associação sem fins lucrativos e de utilidade pública, medalha de prata de mérito associativo da Câmara Municipal de Guimarães, que tem como objecto social a actividade cultural, recreativa e desportiva. Foi fundada no dia 15 de Novembro de 1939, sob a designação de “Grupo Musical Ritmo Louco”.

Na área cultural, destaque para o papel desempenhado pelo Teatro de Ensaio Raul Brandão e pela Escola de Música Professor José Neves.

Na área desportiva, a instituição tem procurado desenvolver uma política de formação e ocupação dos tempos livres dos mais jovens. 

Ao longo destes 74 anos, o Circulo de Arte e Recreio (CAR) tem-se afirmado como uma associação inter-geracional, com diversidade de actividades, um forte sentido de intervenção comunitária onde participam e convivem pessoas dos diferentes sectores profissionais e sociais e pela criação de espaços de oportunidade para o associativismo jovem, sendo uma espécie de “incubadora” de associações juvenis, culturais e desportivas. No CAR nasceram as duas tunas da Associação Académica da Universidade do Minho e é um espaço de encontro e lazer preferencial dos estudantes “Erasmus” em Guimarães. Foi importante na formação de clubes e secções de xadrez na cidade de Guimarães, tendo desempenhado um papel reconhecido na divulgação e fomento da modalidade no concelho.

Após alguns anos de inactividade da secção de Xadrez, a actual Direcção do C.A.R. soube encontrar no Engº Fernando Castro a pessoa certa para reactivar a modalidade que tem alguma tradição na história do Clube.  
O plano de desenvolvimento do Xadrez passa agora por 2 vertentes: 1º – A Formação; 2º – A Competição.
Criou-se, para esse efeito,  uma Academia para dar formação a quem desejar aprender a jogar Xadrez, independentemente da sua idade.
A competição será o 2º objectivo e destina-se a dar aos atletas experiência e força de jogo sendo pois um complemento da formação e simultaneamente servirá para projectar a imagem do clube para fora de portas.
Com este intuito, realizou-se, no passado dia 25, um Torneio de Partidas Semi-Rápidas (15 minutos) denominado “Torneio 25 de Abril-CAR” que registou 66 inscrições o que foi notável.  
  
Como apontamento final quero referir que fiquei muito surpreendido com as actuais instalações da Sede Social do C.A.R. e do ambiente que se desfruta nesta Instituição e felicito, por isso, a actual Direcção na pessoa do seu Presidente o Engº Jorge Cristino.
Parece-me que os sócios do C.A.R. souberam encontrar as pessoas certas, com sangue jovem, para dinamizar o Clube. Parabéns!
  

TORNEIO 25 DE ABRIL – C.A.R.

image
Mapa da classificação final com os 10 primeiros classificados. O vencedor foi Adriano Macedo do nóvel Clube de Xadrez de Braga.
Bruno Ribeiro do GDR Amigos de Urgezes foi 2º. O GDR Amigos de Urgezes classificou 4 jogadores nos dez primeiros.
A classificação final poderá ser consultada acedendo a http://chess-results.com/tnr99237.aspx?art=1&lan=10&wi=821

“New Look” com bom gosto  no Hall de entrada

CAR29

Desperta a curiosidade, a imaginação e o cálculo


Ao subir-se a escadaria da Sede social do C.A.R. começa-se logo a respirar Xadrez.

CAR16

      Pintura inserida no tecto da escadaria de acesso às instalações da Sede Social do CAR.


Pintura no Hall de entrada com acesso ao Bar

CAR1

Luzes de “Néon” coloridas carregam energia positiva a quem visita o C.A.R.

Um dos troféus em disputa

CAR21

peão em acrílico com gravação

Tribuna de Honra (da esq. para a direita)
CAR39

Engº Fernando Castro (esq); Cláudio Fernandes (3º CX Afonsino); Adriano Macedo (1º CX Braga); Bruno Ribeiro (2º GDR Amigos Urgezes); Engº Jorge Cristino (Presidente CAR) e Engº Francisco Castro (Presidente da FPX)

Alguns dos protagonistas desta edição “Torneio 25 de Abril – C. A. R.”

Bruno Ribeiro (GDRAU)

CAR7Um jovem com atitude. Um exemplo para os mais novos

 

José Monteiro (GDRAU)

CAR33

O Pensador. Sempre amigo e leal

Artur Lemos (GDRAU)

CAR9

O exemplo de companheirismo.


Joaquim Machado (GDRAU)
CAR13

O nosso Manager sempre sorridente.

Alexei Demyanchouk (CX Braga) CAR4

Tem dois clubes no coração: o Zénit da Rússia e o FC Porto de Portugal  

José Santos (C.X.E. João Meira)

CAR24

Adoro ver este miúdo jogar. Tem fibra de campeão e não é vaidoso.

Maria Alice Oliveira (NXVSC-Didáxis)CAR32Uma ‘Estrela’. Recebeu o prémio de melhor Jovem. Já tem curriculum na modalidade e irá continuar a brilhar no futuro.

Os manos Luís Ribeiro e Maria Beatriz Ribeiro  (C.X.E.J.Meira)
CAR31

Dois jovens simpáticos com futuro nesta modalidade caso continuem a ser apoiados.

Sem comentários: