sábado, 2 de fevereiro de 2013

11º Festival de Xadrez de Gibraltar (Dia 11 – O dia das Consagrações com Cerimónia de Encerramento e Jantar de Gala)


No dia 31 de Janeiro, quinta-feira, jogou-se a última ronda do ‘Master’.  Na classificação provisória, após 10 rondas,  estavam empatados 4 jogadores com o 8 pontos, como se pode ver na tabela anexa, o que obrigou, de acordo com o regulamento da prova, a recorrer aos ‘Tie-brackes’ por ‘Knockout’ tendo o sorteio emparceirado Nikita Vitiugov vs Chanda Sandipan e Nigel Short vs Maxime Vachier-Lagrave. Ficaram apurados para a final Vitiugov e Short que discutiram entre si o título deste ‘2013 Tradewise Gibraltar Chess Festival’ saindo vencedor absoluto o jogador Russo Vitiugov que teve uma impressionante frieza durante todo o torneio fazendo lembrar o mítico Anatoly Karpov.
As
partidas dos ‘Tie-brackes’ foram emocionantes e tiveram transmissão em directo com comentários de especialistas da modalidade.

tiebreacks  
Paulo Pinho apesar de ter perdido na última ronda assegurou a sua primeira norma de Mestre Internacional. Por ter sido o 2º classificado na sua categoria de ‘ranking Elo’ recebeu um prémio de 1.000£ que acumulado ao prémio do dia anterior no ‘Challenger’ o que lhe proporcionou um cumulativo de 1.500£ em ‘prize money’.  
Paulo fez uma performance de 2426 pts Elo, obteve uma variação positiva no Elo de 54 pts só no ‘master’ e mais de 90 no somatório dos 3 torneios que jogou.
Com isto Paulo Pinho, o nosso Mestre, como carinhosamente o tratamos em Urgezes foi não apenas um digno representante do nosso clube mas também do nosso País ao deixar uma marca de qualidade em Gibraltar sendo felicitado e admirado pelos seus adversários.
Relembro que em Gibraltar estiveram presentes muitos dos melhores jogadores do mundo.

Eu, que sou um apaixonado desta modalidade, tendo-me deslocado a Gibraltar, não poderia ser apenas um assistente passivo pois não resistiria à tentação de jogar. Porém, tinha também uma outra missão que era fazer a cobertura deste evento para o blog do clube que agora represento “GDR Amigos de Urgezes” e poder dar também o máximo apoio possível ao Paulo Pinho nesta sua gloriosa caminhada. 
Penso ter cumprido o meu papel. À partida, pensei que no ‘Master’ dificilmente faria mais do que 1 pt pois partia da posição 241 com apenas meia dúzia de jogadores mais fracos no ’Starting rank’  mas consegui não perder 5 das 10 partidas jogadas no principal torneio (2 vitórias e 3 empates) contra jogadores bem mais fortes o que me proporcionou um ganho de 46 pts Elo no conjunto dos 3 torneios que disputei. Levei pancada rija mas saí mais forte porque “I Love this Game”.


O Outro lado do ‘TRADEWISE CHESS FESTIVAL’
Em cada ano o Festival traz as suas próprias surpresas. Os aspectos sociais são tão importantes como o próprio Festival de Xadrez.
Existia uma atmosfera única e acolhedora em cada canto do ‘Caleta Hotel’. Partidas a serem jogadas, outras a serem analisadas, outras a serem visualizadas em directo nos écrans electrónicos instalados no confortável do salão/Bar. A amizade fazia-se a cada momento. À noite alternavam-se torneios de ‘Blitz’ com Classes Magistrais de Xadrez ministradas por Grandes Mestres. Após o jantar de Gala e da Cerimónia de Encerramento as pessoas partilhavam os últimos momentos nno espaço do Salão/Bar. Emily Stuvosky dedilhava o teclado de um piano e a animada Elisabeth Paehtz, cantava com entusiasmo. As pessoas sentiam-se bem. Gibraltar conquistou, por mérito próprio, o direito de ser reconhecido como tendo o melhor e o mais forte torneio aberto do mundo. “Congratulations”.
Elisabeth Paehtz e Emil Sutovsky
Elisabeth Paehtz e Emil Sutovsky
A boa disposição e cordialidade foi constante


ccc
Fonte: página oficial do Tradewise Chess Festival

Os Finalistas

Short vs Nikita

Nigel Short e Nikita Vitiugov lutaram até ao último minuto pelo título deste ‘11º Tradewise Chess Festival’
O Rei do ‘Master’
Nikita Vitiugov (RUS)
GM Nikita Vitiugov (RUS)
Embolsou 20.000£
O GM de St Petersburg ficou conhecido como "Iceman" dada a sua impressionante frieza a jogar mesmo debaixo da pressão de tempo.
Dois simpáticos Árbitros  
The arbiters
David Welch e Priscilla Morris
O Sorriso do dia
WFM - Brokko Margit (EST) - Elo 2073
WFM – Brokko Margit (EST) – Elo: 2073
A melhor jogadora feminina
GM Zhao Xue (CHN)
Parabéns à Chinesa GM Zhao Xue que ganhou o prémio de £12,000.
Ela empatou a sua ultima partida com quase 5 horas de jogo contra  Vassily Ivanchuk e alcançou um score de 7½/10.
   A melhor partida do torneio
imageFoi atribuído a Swiercz, Dariusz o prémio da mais bela partida do ‘Master’ que publicamos em separado neste blog
Master Class’ com Vassily
Ivanchuk

Vassily Ivanchuk  Poderá assistir a uma interessante preleção de xadrez acedendo ao link anexo:
O último sorriso, Ai pois é…
Paulo Pinho com a sua norma de M.I.   Estavam à espera de outro sorrisinho, não é? Seus malandrecos!…

Sem comentários: