sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

O desenvolvimento do xadrez em Portugal terá de passar necessariamente pelas Escolas

A Escola Secundária de Alberto Sampaio, em Braga, promoveu o seu 1º Torneio aberto de Xadrez com a colaboração da Associação de Xadrez do distrito de Braga e em boa hora o fez pois todas as expectativas foram amplamente superadas.
ESAS1 ESAS4

O Torneio realizou-se no dia 12 de Dez. nas instalações da ESAS e foi aberto a todos os alunos da ESAS, às escolas do distrito, clubes e amantes do xadrez. Foi Diretora a Dra. Ana Cecília Gonçalves e os árbitros da prova foram Eduardo Viana (A.F.) e David Fernandes.

Inscreveram-se mais de 120 participantes o que implicitamente transformou este evento numa extraordinária campanha promocional desta nobre modalidade.

Os participantes eram na sua maioria jovens estudantes do ensino secundário de várias escolas (11) do distrito mas participaram também alguns professores o que comprova que o xadrez  é um desporto intergeracional.

David Fernandes, membro diretivo da AXDB, foi o grande organizador desta iniciativa com o claro objectivo de tentar despertar a sensibilidade dos Bracarenses para esta modalidade. De referir que embora o Xadrez esteja adormecido em Braga nesta cidade residem 2 jovens campeãs nacionais nos seus escalões etários: (Mariana Silva (Sub14) e Maria Inês Silva (Sub12)) que por sinal são irmãs.  
O Presidente da AXDB, Sr. Carlos Manuel Dias, fez questão de marcar presença e mostrou-se receptivo a apoiar outras iniciativas deste género que possam vir a ser implementadas noutras escolas do distrito de Braga.  
Foram atribuídos prémios aos 3 vencedores absolutos e aos vencedores dos escalões Sub-12, Sub-16, Sub-20 e Séniores.
image



ESAS-25





ESAS6
ESAS2ESAS-22ESAS15ESAS3
ESAS14ESAS5ESAS7
noticias

Sem comentários: