segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Ecos do 1º Congresso de Xadrez Pedagógico dos Países de Língua Oficial Portuguesa (V)

 

IPH

José Vicente (IPH) – referiu que o Instituto Pedro Hispano criou uma Academia de Xadrez dirigida para os alunos do 5º até ao 12º ano envolvendo cerca de 220 alunos. O facto de ser uma ERD – Escola de Referência Desportiva obriga a que estenda a sua acção ao exterior.

Aproveitou também para fazer referência a um conjunto de escolas ‘ERD’ existentes no nosso país enaltecendo o grande trabalho desenvolvido nestas escolas em prol da modalidade.

Destacou que o IPH para além da vertente do desporto escolar tem também uma estrutura federada. José Vicente sublinhou que as regras éticas são fundamentais na formação do carácter e personalidade dos jovens jogadores considerando que os menores são superiores aos adultos nos valores éticos.

Num clima de solidariedade e num tempo em que nada se dá, para que o xadrez tenha credibilidade é necessário que as pessoas não se fechem num casulo mas que se abram mais e partilhem experiências. Os jogadores crescem com as mais valias dos outros do mesmo modo que os outros crescem com as nossas mais valias.

Não podemos mudar a sociedade. Mudamos os indivíduos e depois estes mudam a sociedade.

É importante ensinar os jogadores a festejar com respeito.

- “Não os quero aos saltos quando ganham nem a chorar quando perdem”.

Continuaremos, nos próximos dias, a revelar neste blog mais algumas experiências e reflexões partilhadas neste 1º Congresso de Xadrez Pedagógico.

Sem comentários: