quinta-feira, 28 de julho de 2011

Finais Nacionais dos Campeonatos por Equipas (1ª, 2ª e 3ª divisões)

Estão a decorrer no Hotel Golf Mar, no Vimeiro, as fases finais dos campeonatos nacionais por equipas das três divisões.

Na 3ª divisão, como se sabe, ainda não existe um campeão oficial devido à providência cautelar interposta pelo G.X.Porto contra a FPX. 

Na 1ª divisão o sorteio colocou ontem frente e frente as equipas mais favoritas  desta competição: a A.A. Coimbra vs A.X.Gaia.
Na mesa 1 Buhmann Rainer e Sergey Tiviakov empataram rapidamente.
Seguiu-se o empate na mesa 3. Na mesa 4 as posições estavam equilibradas.
A grande batalha travava-se na mesa 2 entre os GMs Kornev e  Spraggett. Kornev abriu com e4 e Spraggett defendeu-se com uma “Alekhine-Cf6”  . Ao lance 30,  Kornev propôs empate que Spraggett recusou jogando para ganhar pois 2 lances depois  o Canadiano ganhou uma qualidade e tudo indicava que o desfecho final seria favorável para a equipa de Coimbra. Kornev, entretanto, consegiuiu levar um peão até à 7ª linha a promover em casa da cor do seu Bispo. Nesta altura jogava-se “ao toque” por causa dos tempos.
Spraggett tenta ganhar um peão num lance aparentemente normal e subitamente apercebe-se que caíra num golpe táctico do GM russo.  Kornev não deixou escapar esta oportunidade sacrificando a sua Dama. Foi uma espécie de “murro na boca do estômago”. Kevin, cavalheiro, limitou-se a cumprimentar o adversário aceitando a derrota.
A AX Gaia assume-se agora como principal favorita à vitória final embora a equipa de ACR Vale de Cambra dependa apenas de si própria e por isso terá ainda uma palavra a dizer.
image image
Posição crítica.
Spraggett é tentado a ganhar o peão a5 caindo numa armadilha. 37…Ta5?; 38.Dxa5! (+-)
Nesta posiçao Spraggett abandonou depois de se aperceber que tinha caido num golpe táctico. A promoção do peão é imparável  após Bf6 sendo as negras obrigadas a devolver a Dama ficando com uma peça a menos e o jogo perdido.

Paulo Rocha (CN 1ªdiv. 2011)
O incansável Paulo Rocha

DSC00952
Vista parcial da sala de jogos

   
DSC00950
António Silva (1º tabuleiro do G.X. Porto), aguardando serenamente pelo seu adversário
Tiviakov vs Buhmann RainnerÀ esquerda: Sergey Tivyakov (ex-campeão da Europa) jogando como 1º tabuleiro da AX Gaia e  à direita: Buhamann Rainner representando a A.A. Coimbra.

Sem comentários: