quinta-feira, 14 de julho de 2011

AVEIRO OFERECEU AO PAÍS UM TORNEIO DE XADREZ DE ALTO NÍVEL INTERNACIONAL. UM BOM INVESTIMENTO, DO MEU PONTO DE VISTA.

O Clube de Xadrez do Colégio Português, de Aveiro, organizou entre os dias 7 a 13 de Julho p.p., o Torneio em referência que trouxe ao nosso país alguns xadrezistas de craveira mundial, destacando-se a  presença de   17 jogadores com títulos FIDE, oito dos quais com o título de Grandes Mestres Internacionais.

Este tipo de torneios são raros no nosso país, havendo apenas 2 ou 3 por ano o que é muito pouco quando se fala em desporto de alta competição.

Em conversa com Petr Velicka, GM Checo, foi-me dito que, por exemplo, na república Checa, durante uma época de competições,  se organizam cerca de 50 torneios deste nível ou ainda mais fortes. Para se fazer uma ideia, o jogador português com o ranking Elo mais elevado (Luis Galego) que no início deste torneio se posicionou como nº 8, no seu país, segundo Velicka, teria, pelo menos, vinte jogadores com Elo mais forte à partida  para disputar um “Open” deste tipo. 

Pensar fazer um evento desta natureza no nosso país é quase uma aventura tendo em conta a oferta de um “Prize money” de 7.935 €.

Se pensarmos que este evento está inserido num programa mais amplo e numa lógica formativa e educativa dos jovens contribuindo para o nível cultural e cívico da sociedade em que se insere, teremos de concordar que se trata de um bom investimento.

Por isso, aproveito este espaço que a secção de xadrez do “Grupo Desportivo e Recreativo dos Amigos de Urgezes” me concede para louvar a iniciativa e dar os parabéns aos organizadores.

Quero deixar também uma palavra de incentivo ao Director Técnico, professor Diniz Furtado, pelo trabalho que vem desenvolvendo pelo Xadrez em Aveiro e ao Árbitro Internacional Carlos Oliveira Dias pela competência demonstrada.

Eduardo Viana

1 comentário:

Francisco Assunção disse...

Quando vi o regulamento do torneio, e olhando para o panorama do xadrez nacional e para a crise em geral, pensava que seria dificil, atendendo à despesa para cada jogador, que este torneio recem criado tivesse sucesso. Felizmente a organização foi exemplar e todos esperamos que outros organizadores sigam este grande exemplo!