quarta-feira, 29 de junho de 2011

O QUE IMPORTA NÃO É O DESTINO MAS SIM O CAMINHO

Há duas razões pelas quais eu ando nesta modalidade:
Uma, é o prazer de jogar umas partidas de xadrez, a outra, é a de fazer amigos.
O meu destino não é ser mestre de xadrez, embora gostasse…
Porém, tenho sabido escolher o caminho que trilho dentro e fora do tabuleiro: dentro, travo grandes combates embora com fracos resultados (não sou predestinado), fora, procuro fazer boas amizades.
Nesta minha estadia em Sanxenxo tenho desfrutado de tudo isso. Boas partidas de xadrez, uns banhos na praia - já me apelidaram de “O Golfinho de Guimarães” - e tenho partilhado a amizade com bons amigos degustando o excelente marisco das rias baixas “Mejillones al vapor”, “puntilhas de Chipirones” e “Gambas a la plancha” regado com vinho “Ribera del  Duero” (crianza) para não ser muito caro.
Estejam tranquilos que eu estou passando bem…
A  mensagem que pretendo passar aos jogadores do meu clube é:
Mais importante do que ganhar é saber estar na vida.
Um abraço para todos.

Eduardo Viana
Portonovo - Sanxenxo (rias baixas)(FM) Bykov, Russia 
                                                     

(rias baixas em Portonovo)                                                                                                                                        (FM) Alexey Bykov


                                                 
4ª Ronda: O Russo Alexey Bykov lidera o torneio a par do Cubano Roberto Carlos que se impôs a Paunovic, vencedor da primeira edição deste evento.
A revelação do torneio é o jovem Jaime Santos (Sub-16) que, depois de ter ganho, na 3ª ronda,  a um Mestre Internacional empatou contra o nº 1 e hoje defronta o seu treinador o (GM) Jesus de la Villa.
Entre os portugueses Fernando Pinho e João Pedro Andias estão a dar boa conta de si somando 2,5 pts. 

2 comentários:

Joaquim Machado disse...

"A mensagem que pretendo passar aos jogadores do meu clube é:
Mais importante do que ganhar é saber estar na vida."

Caro Sr, Eduardo Viana, parabéns...
pela crónica, e pelo "atrevimento" de se meter nestas "coisas" e querer ainda desafiar, e por a "pensar" jogadores de tão grande valia...
o xadrez é assim mesmo e tem esta singular particulariedade, joga-se desde que se nasce até que se morre... e quando se joga por gosto... "quem corre por gosto não cansa..." ainda é melhor.

Quanto ao resto, à parte do convivio, e ao saber estar e ao saber ganhar e saber perder... só quem não o conhece, pode duvidar daquilo que lê...

Continuação de boa estadia, e o desejo de bons jogos...

um enorme prazer,
cumprimentos
Joaquim Machado

Miquinhas disse...

Amigo Viana,

fico muito satisfeito por ler estas crónicas. Só lhe posso dizer: bons jogos, boa praia, e não deixe o marisco ficar a rir-se... xeque-mate em cima dele. :) Divirta-se e continue com as notícias.