terça-feira, 18 de maio de 2010

Campeonato Nacional da 3ª Divisão

7ª ronda - NXVSC II 1,5 x 2,5 GDR Os Amigos de Urgeses

Pronto! Encerrámos a nossa participação nos Campeonatos Nacionais deste ano com uma vitória sobre a 2ª equipa da Didáxis - NXVSC. Foi uma vitória muito, muito sofrida, e se calhar, não ficaria mal se o resultado nos tivesse sido desfavorável. Tivemos sorte, e não custa admitir isso.

O jogo no 3º tabuleiro acabou ao fim de menos de hora e meia, e Ivo Dias levou a melhor sobre o João Carlos. Em apenas 30 lances chegaram a um final de peões, e as brancas, com um peão passado, tinham uma ligeira vantagem.
Mas parece (embora eu não tenha a certeza) que 34...b6! garante ao menos um empate para as pretas.  A ideia é utilizar os tempos disponíveis com os peões a e b para deixar as brancas em zugzwang. Não sei se isto é mesmo possível, mas é a melhor hipótese. As pretas jogaram 34...Rd6, permitindo 35. Rf6!, e perderam rapidamente.

Não muito depois igualamos com a vitória do Paulo Pinho no 1º tabuleiro. Outra exibição de classe rendeu um ponto tranquilo.
O Paulo jogou 20...Ce5 21. Cc3 Cf3+! 22. Rg2 Ch4+ 23. Rf1 Dg2+ e o jogo ficou decidido.

Por volta das 2 horas e meia de encontro, a nossa situação estava má. O meu jogo estava equilibrado, mas eu já tinha perdido a inicitiva que tive durante os primeiros 20 lances. Já o Vítor estava num final de torres com um peão a menos e pouquíssimo tempo. Parecia que íamos perder.
E a partir daqui o que já estava mal ficou pior. Em dois ou três lances, o Marco, que jogava de pretas contra mim, ganhou uma vantagem significativa. Aqui meti mesmo o pé na argola.

Eu estava preparado para jogar 38. a4, mas não sei o que me passou na cabeça para jogar 38. Cxd3. Até ao fim do jogo tive de sofrer, e a minha sorte é que o Marco tinha pouquíssimo tempo no relógio. Depois de mais de três horas e meia, as pretas forçaram um xeque perpétuo, e eu, aliviado, consegui meio ponto.

Mas a minha provação ainda estava longe de acabar. Ao lance 21, o Vítor já só tinha 7 minutos no relógio. Ao lance 31 as pretas ganharam um peão e o final de torres iniciado no lance 33 durou quase 60 lances (!!!). Descrever todas as peripécias deste jogo épico daria uma crónica por si só (talvez o Vítor tenha a coragem para escrevê-la), mas o jogo reflecte bem o carácter combativo e a coragem dos dois jogadores. Depois de muito sofrimento, e sempre com 1-2 minutos no relógio, a extraordinária resistência do Vítor foi compensada.

As pretas já tinham deixado passar várias hipóteses de avançar o peão,  mas esta foi a última, e as pretas desaproveitaram. 79...h2 e as brancas têm de dar a torre para evitar a coroação. As pretas jogaram 79...Td7+ e este tempo perdido faz toda a diferença. A posição ainda deve estar igualada, mas depois de 4 horas e meia de tensão, os nervos (ou o que resta deles) comandam muito mais que a cabeça. O Vítor esteve melhor neste aspecto, deu a volta e ganhou, o que lhe valeu o cognome de "O Resistente", e uma viagem até Urgezes em tronco nú no tejadilho do carro (eu não vi, contaram-me).

TabNXVSC - Didáxis II
1 ½  - 2 ½
GDR Os Amigos de Urgeses
1Luís Romano
0 - 1
Paulo Pinho
2Maria Inês Oliveira
0 - 1
Vítor Costa
3Ivo Dias
1 - 0
João Carlos Costa
4Carlos Marco Pereira
½ - ½
Alexandre Mano

Seis vitórias e uma derrota valeram-nos o 2º lugar na série A, e, possivelmente a subida de divisão, se os regulamentos federativos não forem alterados. Fica para mais tarde uma análise mais detalhada da nossa participação. Por agora, parabéns a todos e obrigado aos nossos adversários.

3 comentários:

Miquinhas disse...

Queria dar os parabéns aos amigos da Didáxis. Jogaram muito bem e só não ganharam por manifesta falta de sorte. Têm uma equipa muito promissora.
Claro que nós também nos batemos muito bem e lutámos até ao fim.
Foi, sem dúvida, uma longa e emotiva tarde de xadrez.
Quanto à nossa participação neste campeonato, há diversas conclusões a tirar/ponderar... mas isso fica para outra altura. Contudo, parece-me que vale a pena destacar o excelente desempenho do Paulo Pinho, no primeiro tabuleiro.

Joaquim Machado disse...

Parabéns, mais uma grande vitória.
Com sorte ou com azar, o importante é vencer, este ganhamos com sorte, outros perdemos com a falta dela, paciência.

Parabéns à equipa pelo excelente campeonato que fez, apenas uma derrota e contra uma equipa claramente superior em força de elo, com a qual empatamos no 1º lugar da série.

P'ró ano há mais, na 2ª divisão nacional se tudo correr com normalidade, até os nossos adversários já tinham consciência desse facto.

Parabéns ao C.A.R. pela vitória na série, foram dignos vencedores da mesma, mesmo que em igualdade pontual connosco.
Uma palavra de apreço para todas as equipas que derrotamos, boa sorte é que lhes desejamos para o futuro, ganhem sempre menos quando jogam contra nós.

Cumprimentos
Joaquim Machado

Anónimo disse...

Parabéns caros colegas! Mas tenho a dizer que a vossa persistência e garra fizeram com que isso acontecesse( estou me a referir ao jogo com a Didáxis B).Também parabéns à Didáxis B pelo excelente campeonato que fez mas a inexperiência neste tipo de campeonatos fez com que não pudesse ter ido mais além...Mas essa qualidade ganha-se com o passar do tempo.
Até para o ano Urgezes estamos "mortinhos" por jogar contra vcs :P

Luís Silva
NXVSC!!!

P.S Se quiserem ser uns tipos bacanos carreguem neste link.
Este link refere-se ao site da minha equipa de F1 IN SCHOOLS(A equipa chama-se GROUNDFORCE) um Projecto com a finalidade de desenvolver um carro de fórmula 1 em miniatura(20cm de comprimento aproximadamente) que atinge velocidades de cerca 120 km/h. Este projecto tem também o objectivo de desenvolver as nossas capacidades de Marketing, Design, Engenharia e nos alertar para a necessidade da Inovação!
Ao visitarem este link estão a ajudar a equipa a ter mais apoiantes. Por favor visitem o link abaixo:

www.groundforce.site.vu

Para alguma dúvida mandem uma mensagem para o meu email: luis_95_silva@hotmail.com

Também quem quiser patrocinar a nossa equipa mande um mail para este mesmo endereço