domingo, 2 de maio de 2010

Campeonato Nacional da 3ª divisão

5ª Ronda - Amiguinhos do Museu Alberto Sampaio III 0 x 4 GDR Os Amigos de Urgezes


É habitual brincar um bocado com o pessoal nestas crónicas, mas hoje vai ser tudo a sério. Ontem passamos uma tarde de xadrez como poucas pessoas têm a oportunidade de fazer em Portugal. Nada menos que 4 encontros, 8 equipas e 32 jogadores estavam a jogar em simultâneo na nossa sede. É fantástico que um clube com apenas 4 anos de existência, e que começou tão modestamente, seja já uma das referências do xadrez no distrito de Braga, e se Deus quiser, num futuro não muito distante, também nacional.
E devemos isso essencialmente a duas pessoas: Fernando Costa e Joaquim Machado. O primeiro é o dirigente e a face institucional do clube e também da Associação; o segundo é o animador incansável das tropas. Nos últimos tempos já têm sido bem secundados por pessoas como o Jorge Rasteiro e o Eduardo Viana, mas são eles que fazem mover a malta.
Há sempre quem se ponha à margem da estrada a queixar-se: não há apoios, não há isto, não há aquilo; mas há outros que se fazem ao caminho - com críticas, com ideias e com soluções. E como o caminho se faz caminhando, o Fernando e o Machado já chegaram a muitos lados. Um grande abraço e obrigado.
E tenho de estender as felicitações à equipa que ontem jogou. Estiveram todos fantásticos.
O Rui ganhou o seu primeiro jogo com a equipa A. Depois de uma partida, contra o Alfenense, que não correu bem, o miúdo concentrou-se e não deu qualquer hipótese ao adversário. Marcou o ponto inicial da equipa, que nos deu a tranquilidade necessária.
O Carlos, depois de algumas exibições menos conseguidas, fez um jogo correctíssimo. Não é qualquer um que ganha em 16 lances ao Tiago Fernandes.
O Vítor mostrou um coração enorme. Poderia ter oferecido um empate, porque garantiria a nossa vitória, mas meteu-se nas complicações necessárias para ganhar. Teve coragem, foi premiado e merece ser destacado como o capitão da equipa.
Por fim, o Pinho deu uma lição de garra impressionante. O jogo já não contava para nada, o adversário não era fácil e a dada altura já não estava a correr bem. Tenho quase a certeza que, se o Pinho propusesse um empate ao adversário, teria sido aceite. O que faz o Paulo? Lutou, forçou e depois de quase 4 horas de jogo, ganhou. Esta vontade férrea de ganhar é uma inspiração para os jovens que estão, como eu, a dar os primeiros passos.
E agora vamos ver algumas posições.

O Rui ganhou facilmente depois de ter recebido uma peça de brinde nesta posição.
As pretas jogaram 6...Bxc3+??.

O lance decisivo no encontro do 2º tabuleiro foi 12...a5?? nesta posição.

As brancas continuaram com 13. dxc6! Db6 14. Bxf6! Bxf6 15. Cd5 Dd8 16. c7 e as pretas desistiram.

No 3º tabuleiro, há uma posição curiosa que o Vítor viu durante a partida.

O Fritz concorda com o Vítor. Melhor para as brancas seria trocar a dama por torre e bispo com 26. Cxd3! Txg2+ 27. Rxg2. Mas as brancas jogaram 26. Dh1.

No primeiro tabuleiro, um lapso de concentração quase custou o jogo ao Paulo.
46...Df1+ 47. Re4 Bf5+ 48. Rd5 Db5+ e as brancas têm de dar a dama. Mas as pretas jogaram 46...Dd1+ e equilibraram o jogo. Acabaram por ter estrelinha, porque as brancas acabaram por cair na mesma teia de mate. 

TabAMAS III0 - 4GDR Os Amigos de Urgeses
1Alexandre Belsley0 - 1Paulo Pinho
2Tiago Fernandes0 - 1Carlos Machado
3Bruno Ribeiro0 - 1Vítor Costa
4Siro Silva0 - 1Rui Rasteiro

E vamos entrar nos encontros decisivos, começando no próximo fim-de-semana, contra o CAR. Acendam uma velinha por nós, que se calhar vai fazer jeito.

8 comentários:

João Paulo Diarreia disse...

Gosto muito do senhor Joaquim Machado por todo este trabalho que ele tem feito no xadrez.

Parabéns e viva muitos anos assim!

Só é pena é que nem o senhor,nem ninguem querem contribuir para resolver o grande problema do xadrez:a falta de condições para um gajo cagar!

Não há jogo que faça e não me dê vontade de cagar como manda a lei,mas as wc estão sempre sujas!

Não há um torneio em que eu possa cagar sossegado!!

Mas um grande abraço ao senhor e fique sabendo que gosto muito do senhor Quim Machado!

Alex disse...

Caríssimo João Paulo, não sei se já cá esteve, mas desde que ingressei no clube nunca ninguém se queixou de falta de condições no wc.
E não tenha problemas... se a vontade for mesmo grande, há muito mato aqui à volta!
Mas já agora, responda-me a uma questão. E se a vontade lhe der durante um jogo de rápidas? Chama o árbitro? Foge a correr e perde por tempo por tempo? Ou borra-se no tabuleiro?

Joaquim Machado disse...

Ora cá temos novamente o JP Diarreia...
caríssimo, como já tive oportunidade de lhe dizer, apareça à vontade, que sanitas temos as suficientes, mas para o seu caso temos enormes quantidades de lenços de papel, para que se possa assoar sempre que lhe der a vontade...
portanto apareça, venha sem medos ou receios, e jogue, mas sem fungar, que é chato.

Quanto ao Alexandre Mano,
meu caro agradeço as palavras, mas isto é uma equipa da qual todos fazemos parte, e que todos pomos a funcionar, Individualmente ninguém o conseguiria fazer, pelo menos com esta "facilidade" com que o fazemos.
Todos juntos, até parece fácil...
E claro parabéns à equipa por mais esta vitória, numa tarde de vitórias...
aproveito já a oportunidade para informar que o GDR Os Amigos de Urgezes se sagrou no passado Sábado Vice-Campeão Distrital de Equipas. Um feito enorme para uma equipa que entrou na prova sem grandes aspirações, mas que cedo afirmou a sua presença e disse ao que vinha.

Cumprimentos
Joaquim Machado

Miquinhas disse...

Os sublinhados que o Mano fez em relação aos grandes dinamizadores da secção de xadrez (Fernando Costa, Joaquim Machado e Jorge Rasteiro) são justíssimos! Muito obrigado por todo o tempo e esforço que gastam.

Quanto ao campeonato, para já está tudo a correr bem, mas ainda há duas jornadas muito importantes.

Parabéns aos jovens que disputaram o distrital: fizeram uma excelente prova e estão todos de parabéns.

Anónimo disse...

Olá caros colegas!

Muito bom torneio que estão a fazer mas penso que irão perder com a Didáxis II! Mas quero mesmo é ter a vossa companhia na segunda divisão para voltar aos tempos em que o encontro Didáxis-Urgeses era sem dúvidas um dos mais (ou o mais) agradáveis, onde se sentia um excelente ambiente!

Para o ano estamos à vossa espera!

Luís Silva

Miquinhas disse...

Obrigado, Luís. É realmente uma alegria jogar com os nossos amigos da Didaxis. É um prazer receber-vos e também nos sentimos muito bem a jogar nas v/instalações.
Quanto ao jogo com a Didaxis II (a realizar a 15 de Maio), será certamente muito renhido e bem disputado! Lá estaremos para a luta, sempre com boa disposição...
Um grande abraço e espero que continuem a boa campanha na 2ªdivisão!

João Paulo Diarreia disse...

Olá meus amores!!!

Após os vossos comentários,urgem as minhas seguintes respostas:

1ºCada dia gosto mais de vocês todos!

2ºNunca aí estive.

3ºQuando falo na falta de condiçoes de cagabilidade nas provas,não me refiro a vocês,mas sim ao que verifico em geral nas wc do xadrez.

4ºA única coisa que me deixa zangado convosco é que vocês fazem tanto em prol da modalidade com o vosso clube,mas não arranjam maneira de convencer as instituições xadrezisticas a ter-se condições para uim gajo arrear o calháu!

5ºUm abraço ao Alex (mesmo não o conhecendo) e digo-lhe que se houvesse condiçoes para eu cagar nos intervalos das sessões,talvez não me desse vontade de cagar numa prova de rápidas!
Mas respondendo directamente,digo que quando me dá vontade nesses torneios de rápidas,mando uns peidos que até metem medo!

6ºTenho um blog onde falo desta falta de condiçoes para a cagagem e de outras soluções para a nossa modalidade.
Visitem-no e comentem livremente aqui:
http://xadrez-supositorio.blogspot.com/

7ºUm abraço e Deus vos abençoe irmãos!!!

Joaquim Machado disse...

Ó JP Diarreia,
se era só para fazeres publicidade ao blog, podias ter dito logo no inicio, poupavas-nos a esta maçada e trabalho.
Boa sorte para o teu "projecto", espero que não siga o mesmo caminho dos teus espirros... e não te preocupes que vou "visitar" o teu blog, lá a "coisa" até se torna engraçada, e sempre que me der a vontade, deixo-te um comentário.
Palavra PÁ... lá até gostei...
Neste peço-te encarecidamente, que nos deixes em paz, a PUB esá feita.
Por aqui aparece mesmo só quando te apetecer fazer uns jogos.

Cumprimentos
Joaquim Machado