terça-feira, 20 de abril de 2010

Campeonato do Mundo (Anand-Topalov)

Está prestes a começar a prova mais aguardada do ano: o match entre Viswanathan Anand e Veselin Topalov, que ditará o novo Campeão do Mundo (para o período 2010-2011).

anand-topalov 

O Campeonato irá decorrer em Sófia (Bulgária) de 21 de Abril e 12 de Maio.

Serão disputadas até 12 partidas lentas (2 horas para os primeiros 40 lances, 1 hora para os 20 lances seguintes e, depois, 15 minutos com 30 segundos de incremento, para o resto do jogo).
Vencerá o match o jogador que atingir 6.5 pontos.
Em caso de empate (6-6), haverá lugar a um tie-break, no dia 12 de Maio, de 4 partidas semi-rápidas (25 minutos com incremento de 10 segundos para todo o jogo). Se persistir o empate, serão jogadas duas partidas rápidas (5 minutos com 3 segundos de incremento). Finalmente, se ainda não se tiver encontrado o campeão, será disputado um último jogo de morte súbita: o jogador de brancas irá ter 5 minutos, o de negras 4 minutos (a partir do 61º lance haverá um incremento de 3 segundos). Se este jogo terminar empatado, vence quem jogou com as peças negras.
Ao fim de cada dois dias de jogo haverá um dia de descanso.
Os jogos iniciam-se às 13h00 de Portugal Continental (12h00 UTC).

Aqui fica o calendário completo:

21/Abril (16h) Cerimónia de Abertura
22/Abril   Dia de descanso
23/Abril (13h) Jogo 1
24/Abril (13h) Jogo 2
25/Abril   Dia de descanso
26/Abril (13h) Jogo 3
27/Abril (13h) Jogo 4
28/Abril   Dia de descanso
29/Abril (13h) Jogo 5
30/Abril (13h) Jogo 6
01/Maio   Dia de descanso
02/Maio (13h) Jogo 7
03/Maio (13h) Jogo 8
04/Maio   Dia de descanso
05/Maio (13h) Jogo 9
06/Maio (13h) Jogo 10
07/Maio   Dia de descanso
08/Maio (13h) Jogo 11
09/Maio   Dia de descanso
10/Maio (13h) Jogo 12
11/Maio   Dia de descanso
12/Maio   Tie-Break
    Cerimónia de Encerramento
(Deverá acontecer no dia seguinte à conquista do título)

Nota: devido aos atrasos dos últimos dias nos aeroportos europeus, a comitiva de Anand solicitou um adiamento de três dias. A organização não aceitou, mas falta a decisão da FIDE. Ou seja, o calendário apresentado poderá vir a sofrer alterações (se bem que não seja muito provável que isso venha a acontecer).

 

Viswanathan Anand

anand [Fonte: http://www.anand-topalov.com]

Nasceu na Índia, a 11 de Dezembro de 1969 e chegou a Grande Mestre em 1985. Entre 2000 e 2002 foi Campeão do Mundo FIDE. É o actual Campeão do Mundo, tendo derrotado, em 2008, o campeão unificado Vladimir Kramnik. 
No ranking da FIDE é o actual nº 4, com 2787 de elo (mas já chegou aos 2803).

ganand [Fonte: http://www.fide.com]

 

 Veselin Topalov

topalov [Fonte: http://www.anand-topalov.com]

Nasceu na Bulgária (vai jogar em casa), a 15 de Março de 1975. Tornou-se Grande Mestre em 1992. Chegou a Campeão do Mundo FIDE em 2005. No match da reunificação, em 2006, perdeu o título para o russo Kramnik, mas ganhou o direito de jogar o match de pretendentes, que viria a vencer, em 2009, contra Gata Kamsky, o que lhe permitiu disputar esta final com Anand.
É o actual nº 2 do ranking da FIDE, com um elo de 2805 (já atingiu os 2813).

 gtopalov

[Fonte: http://www.fide.com]

 

No sítio oficial da prova é possível encontrar as 44 partidas oficiais disputadas entre estes dois xadrezistas. Para abrir o apetite, enquanto não começam os jogos a sério

 

Como não podia deixar de ser, iremos acompanhar todo o campeonato, colocando aqui as partidas e todas as informações pertinentes. Para informações mais detalhadas, dever-se-á consultar o sítio oficial.

5 comentários:

Anónimo disse...

Boas,
Depois de Anand ter efectuado uma viagem de mais de 40h de carro para chegar a Sofia (devido ao vulcão), o 1º. jogo foi adiado um dia. Os Bulgaros não permitiram mais adiamentos. Vamos ver como estará Anand depois de tantos Kilometros...
Miguel

Miquinhas disse...

Obrigado Miguel.
Espero que a organização não seja demasiado "caseira". Queremos um Campeonato do Mundo justo e sem casos. Mas acho muito arriscado terem apostado na Bulgária, sabendo que um dos participantes é búlgaro.
Mas isso não há-de ser nada. Nunca mais chega Sábado! :)

Alex disse...

Sinceramente não espero muito do match. mas eu também não gosto de matches. Nunca percebi porque é que o título mundial não pode ser decidido num torneio normal. Era só pegar nos primeiros 8 do ranking, mais dois lugares por apuramento e jogavam-se 18 rondas de bom xadrez, com estilos diferentes em jogo. Os matches acabam sempre por enveredar por caminhos muito conservadores, em que o que interessa é não perder.

Anónimo disse...

A maior novidade, julgo eu, é Tapalov ter "contratado" alguem da Rybka Team para analisar e preparar as aberturas e mais alguma coisa... Algo não confirmado até agora oficialmente nos site do Computer chess, mas se efectivamente contratou um dos Book makers, Anand que se cuide...
Abraço
Miguel

Anónimo disse...

Penso que neste torneio o Topalov tem tudo a perder: é o pretendente ao trono, joga em casa, é mais novo, etc. A pressão está toda em cima dele. Anand já não precisa de mostrar nada. Por isso acredito que se os primeiros jogos lhe correrem bem, Anand ganha isto. Mas convém dizer que o Topalov nunca desiste.
Muito sinceramente, depois do caso do WC, fiquei com má impressão do Topalov. Acho que ter posto em causa Kramnik, da forma como o fez, foi muito prejudicial para o xadrez. Espero que desta vez não arranje desculpas. Se ganhar, parabéns para ele. Se perder, que reconheça a vitória do adversário.
E mais, nada.

Ass: "Don't like Topalov" guy