domingo, 11 de abril de 2010

32ª Taça de Portugal

1/16 de Final: Grupo de Xadrez do Porto C 1,5 x 2,5 GDR Os Amigos de Urgeses


Deslocamo-nos ontem ao Porto para defrontar o GXP, num encontro que já vai sendo tradição na Taça de Portugal: já é a 3ª edição consecutiva em que nos encontramos. Há dois anos foi contra a equipa A, no ano passado com a equipa B e desta feita, com a equipa C. Pela primeira vez o encontro foi fora de casa e também pela primeira vez, ganhámos.
No quarto tabuleiro, tive a felicidade de jogar contra o novo campeão nacional de sub-10, André Sousa. E que bem joga o miúdo para a idade que tem! O André não jogou bem a abertura, e pressionado, nesta posição

em que eu tinha acabado de jogar 10. h3 para evitar que as pretas pudessem jogar Bg4 e Bxf3, preferiu jogar 10...Ch6, em vez de 10...h5, trocando uma peça por dois peões. O jogo seguiu controlado até ao final, mas não foi sem dificuldades que consegui marcar o primeiro ponto para nós.
No terceiro tabuleiro, o João conseguiu o ponto que acabou por desiquilibrar o encontro a nosso favor. Na posição seguinte, Rui Wang sacrificou o bispo em g5 com 16. Bc4

 

 o que dá algum ataque às brancas. No entanto o João defendeu-se bem e consolidou o material a mais para ganhar.
O jogo do segundo tabuleiro foi mais interessante pelo que não chegou a acontecer do que propriamente pelo que se passou. Passo a explicar. O Carlos propôs empate na posição seguinte

o que nos assegurou imediatamente a vitória no encontro. Depois o Carlos dizia-me, numa análise rápida que fizemos, que o jogo estava ganho, já que ele pretendia continuar com 28. Txd4, a que se seguiriam 28...Cxd4 29. Txe8+ Dxe8 30. Qxd4. A análise do Carlos continuava com 30...Qe1+ 31. Rh2 Qg3+ 32. Rh1 Qe1+ 33. Qg1 Cg3+ 34. Rh2, e o Carlos conclui que "as brancas ganham", mas eu continuei com 34...Cf1+!,


que parece ser xeque perpétuo. A sequência não é forçada, mas parecia ser o mais lógico se as brancas querem manter a vantagem. À vista do resultado final, a proposta de empate do Carlos já não parecia muito má, embora a posição final seja bastante incomum. Mas o que eu descobri ao ver o jogo com o Fritz, e que ainda é mais extraordinário, é que esta posição está ganha para as brancas com 35. Dxf1!!, porque se as pretas tomam (35...Dxf1)


é mate em 5, começando com 36. Cf6+ ou 36. Cce5. E isto faz desta posição digna de figurar num livro de problemas tácticos, talvez com uma introdução assim "as pretas parecem ter um empate à disposição com xeque perpétuo, mas as brancas jogam e ganham. Como?".
O último jogo a acabar, e que já não influenciaria o desfecho, foi o do primeiro tabuleiro. O Vítor até tinha bom jogo, mas "perdeu a cabeça" e também resolveu sacrificar material nesta posíção com 17...Te2


quando podia ter ganho um peão com 17...Cxc3 (se 18. Bxe6, as pretas tem 18...Ce2+). A ideia das pretas (penso eu) seria aproveitar a posição da dama branca, mas não correu bem, e a partir daí, já não havia muito a fazer.


Tab.Grupo de Xadrez do Porto C
1½ - 2½
GDR Os Amigos de Urgeses
1Nuno Sousa
1 - 0
Vítor Costa
2Ricardo Pinho
½ - ½
Carlos Machado
3Rui Yang Wang
0 - 1
João Carlos Costa
4André Sousa
0 - 1
Alexandre Mano

E estamos apurados para os oitavos-de-final! Agora são só tubarões, e vamos ver o que o sorteio nos reserva. Só espero que sejam meiguinhos...

4 comentários:

Miquinhas disse...

Grande tarde de xadrez... agora seria irónico se o sorteio ditasse um GDR Urgeses - GX Porto A... já é tradição sermos eliminados por esse grande clube.
Mas mesmo interessante seria uma deslocação aos Açores... com uma vitória nossa, claro. :)

Luís Romano disse...

Interessante crónica :P era realmente esngraçado se o Machado desse aquele mate...(já agora, parece-me que faltam os lances 34...Cg3+ 35.Rh2) É daquelas coisas que nos faz pensar "vou começar a estudar xadrez a ver se faço uma coisa destas um dia..."
Uma vez a Didáxis eliminada da prova, boa sorte para o resto dos jogos ;) espero que se divirtam!

Alex disse...

Obrigado pela correcção, Luís.

Joaquim Machado disse...

É sem duvida um dia para mais tarde recordar.
A Secção de Xadrez do GDR Os Amigos de Urgezes, fez história neste dia, ao qualificar-se para os 1/8 de final da Taça de Portugal. Nunca tínhamos chegado tão longe, temos já a oportunidade de ir ainda um pouco mais, assim o desejo.
Foi também a nossa primeira visita a esse mítico "Clube de Xadrez do Porto", 3 anos seguidos a jogar com eles, mas só agora tivemos o prazer de conhecer a casa onde treinam e jogam há 70 anos.
Uma casa demasiado pequena sem duvida para tão grande clube. Mas ser-lhes-á difícil encontrar uma onde consigam mostrar toda a sua história.
Será também difícil transportar para outro local, o ambiente que naquela sala se sente. Cheira a Xadrez ali, respira-se xadrez ali. É uma sala de xadrez, de um clube onde apenas se joga xadrez.
Agradecemos a recepção e esperamos um dia aí voltar novamente.
Por este época, penso que chega, agora queremos ir um pouco mais longe. Não tanto como pede o Vítor claro.
Desde o inicio que o nosso objectivo ao inscrevermos-nos na Taça de Portugal, é o de ir conhecendo o xadrez por esse Portugal fora. É uma oportunidade única de receber e visitar equipas que não conhecemos, mais fortes ou mais fracas não interessa, o importante mesmo é ir deixando a nossa marca, o nosso galhardete, um pouco por todo lado, ao mesmo tempo que temos o prazer de defrontar grandes jogadores que fazem grandes partidas de xadrez.

Venham eles, somos ainda o peixe que nada no meio dos tubarões claro, mas cuidado... que estamos a crescer.

Parabéns à equipa de xadrez do GDR Os Amigos de Urgezes, por ter alcançado pela primeira vez na história do clube os 1/8 final da Taça de Portugal.

Cumprimentos
Joaquim Machado